O que é um release e o que ele pode fazer pela sua empresa

release Um dos recursos mais importantes que as assessorias de imprensa utilizam para interagir com os jornalistas é o release, que nada mais é do que um texto cujo objetivo é contar um fato novo sobre a empresa.

 

Esse fato, além de ser realmente novo, deve ser apresentado de forma clara e objetiva. Por mais que o empreendedor queira valorizar o seu negócio, ou o que faz, há muitas formas de colocar isso em prática sem utilizar artifícios que, além de mal vistos pelos jornalistas, não surtem qualquer efeito. 

 

Quer um exemplo? Começar o texto dizendo que a pizzaria Bella Roma faz a pizza mais redonda e mais bonita da cidade. Pensa que estamos brincando? Como jornalistas já vimos textos assim chegarem na redação e virarem motivo de piada, antes de irem para a lixeira.

 

Concisão nas informações, verdade e relevância são critérios básicos para qualquer release. Outro ponto importante é adequar o release para o destinatário correto. Por melhor que seja a pizza redonda, a não ser que ela venha com um chip embutido, um veículo que cobre tecnologia não vai se interessar por ela.

 

Por outro lado, há determinados releases que se prestam a diferentes abordagens, chamando a atenção de jornalistas especializados. O release de uma pizzaria, por exemplo, pode trazer informações relevantes para uma revista que cobre comportamento ou negócios, além da editoria de gastronomia. 

 

Nesse caso, é possível trabalhar cada um dos textos com um enfoque específico, aumentando as chances de sua empresa virar notícia. Isso se chama estratégia de comunicação, o primeiro passo para atingir os objetivos esperados.

 

Leia também:

 

Minha empresa não precisa de Assessoria de Imprensa". Será?