O desafio de mensurar resultados em Comunicação




 alvo Um dos desafios mais complexos da Comunicação e das Relações Públicas é a mensuração de resultados. O retorno das ações para a empresa é, em grande parte, imensurável – valor, reputação, credibilidade. Porém, gestores trabalham com números e precisam justificar seus investimentos; essa necessidade leva as agências e profissionais da área a se debruçarem em fórmulas capazes de medir da melhor maneira possível o valor de seu trabalho.


Não há fórmula única, muito menos mágica. Na assessoria de imprensa usa-se, por exemplo, a centimetragem – cálculo de quanto custaria o espaço conquistado como mídia espontânea. Há métodos mais complexos, inspirados em modelos da administração, como o Balanced Scorecard; o uso de pesquisas qualitativas e quantitativas, entre outros.


A mensuração de resultados depende, antes de tudo, da estratégia de Comunicação. Quais as metas, o que se pretende alcançar, quais foram as ferramentas e táticas definidas para isso? Qual o prazo?


Na Anima Brasilis, assim como a estratégia de Comunicação utilizada, a medição de resultados também é customizada. Não trabalhamos com um formato em que todos os clientes tenham de se encaixar porque nossos clientes são únicos e precisam ser vistos assim. Afinal, não estamos em uma linha de montagem, certo?