O que afinal é marketing digital?

 

 

Uma loja não funciona como um restaurante, que não funciona como uma empresa de consultoria em gestão. Mesmo entre as lojas, uma não é igual à outra.

 

Parece óbvio, não é? Mas, se os negócios são diferentes, é precisa entender que as formas de divulgação também podem ser diferentes. Nossa proposta, neste texto, é falar sobre o marketing digital, alardeado por muitos como a chave de sucesso para seu negócio – qualquer que seja ele.

 

Ao promover seu negócio na internet – seja por meio de redes sociais, anúncios ou SEO – você está fazendo marketing digital. Porém, antes de colocar todos os seus recursos em um desses canais porque o seu concorrente fez a mesma coisa, você precisa analisar o seu negócio. Quem é seu consumidor, onde ele está? Qual a forma mais efetiva de fazer com que seu negócio seja notado por ele?

 

Determinados tipos de negócios, em especial do setor de serviços, são bastante dependentes de indicação. Nestes casos, anúncios quase sempre não são eficazes. Como você contrata um pedreiro ou um professor de inglês?

 

Suponha que você decidiu investir no perfil de sua empresa no Instagram. Para aumentar o número de seguidores, está avaliando contratar uma agência de marketing digital. Porém, antes de fazer isso, atenção com o que a empresa oferece! Milhares de seguidores comprados sem identificação com seu negócio e sem um conteúdo de qualidade não vão te levar a lugar nenhum.

 

Não se deixe seduzir por promoções incríveis – bons profissionais têm o seu preço, e conseguir resultados é bem mais complicado do que muitos querem fazer acreditar. Avalie a empresa e o que os clientes dizem sobre ela, e se ela se preocupa em esclarece-los sobre os serviços prestados, com textos informativos em seu site ou redes sociais.

 

Boa pesquisa e bons negócios!

 

Leia também: Assessoria de Imprensa ou Publicidade?