De que forma a comunicação pode contribuir para a reputação

Essencial para empresas e para associações de qualquer setor, reputação significa credibilidade e legitimidade. Sem reputação, ou com reputação prejudicada, muitos negócios e ações são inviabilizados e, como se sabe, a má reputação costuma ter um alcance muito amplo.


Por isso é preciso cuidar da reputação, propiciando, por um lado, condições favoráveis para que ela não seja comprometida e, por outro, explorando formas de torná-la ainda mais forte.


Enquanto os cuidados vêm da adoção de boas práticas, respeito a clientes e fornecedores, compromisso com a transparência, entre outros, a reputação pode ser fortalecida a partir de ações de comunicação.


Informar aos públicos envolvidos o que se faz e como se faz é uma das formas de fortalecer a reputação. Empresas que adotam a transparência como prática tendem a ser muito menos atingidas mesmo diante de crises que, infelizmente, e apesar de todas as precauções, podem acontecer, especialmente diante da penetração e da velocidade com que as informações circulam nos meios digitais.


A comunicação pode contribuir muito nesse sentido, esclarecendo, tornando públicas informações relevantes para os públicos de interesse, especialmente quando se usam os canais adequados, levando-se em consideração o conteúdo e seu destinatário. Textos institucionais para portais, conteúdo para redes sociais, comunicação interna e assessoria de imprensa: tudo deve estar perfeitamente em sintonia para que a mensagem seja corretamente transmitida e possa, desta forma, ser uma poderosa aliada na consolidação da reputação.


Assim como a reputação não pode ser resultado de uma invenção, a comunicação eficiente, capaz de contribuir para que os valores da instituição se perpetuem, precisa ser construída em bases sólidas, precisa fazer parte da estratégia do negócio. Quer conversar a respeito? Entre em contato com a gente!