Datas comemorativas: planejar é preciso



Em breve será comemorado o Dia das Mães, e você logo será bombardeado por campanhas cujo objetivo é um só: sensibilizá-lo a ponto de você querer comprar um presente.  E essa situação se repete, ao longo dos anos, em muitas outras datas comemorativas.


Para todas as empresas, inclusive as pequenas e médias, essas datas podem significar muito em termos de faturamento. E o melhor é que em tempos de redes sociais - cujo alcance nem precisamos dizer que é enorme - é possível atingir seu público usando mais criatividade e menos dinheiro. Esse é o momento que o pequeno empreendedor pode lançar mão de uma série de recursos acessíveis, que já abordamos em nossos artigos, como as newsletters, email-marketiing, mala direta com campanhas dirigidas, produção de brindes, campanhas no site e perfil da empresa, enfim, o céu e o limite, mas atenção ao planejamento.


Pensar com antecedência a ação é fundamental. Qualquer campanha promocional deve ser muito bem estruturada. Imagine que o lojista faça uma promoção tão boa que atraia o triplo de clientes que ele tinha planejado. Ou, pior, ele simplesmente fez a campanha e não se preocupou em verificar a capacidade do estoque de brindes que eram o centro de atração da sua promoção. Resultado: os clientes que não levaram o brinde certamente ficaram insatisfeitos e vão passar a duvidar das próximas campanhas.


Todos esses aspectos, inclusive os que envolvem o direito dos consumidores, ética (promoções falsas, por exemplo, em datas festivas ou não, ainda que muito comuns, corroem a reputação de qualquer empresa), logística, pós-venda etc, devem ser considerados em qualquer campanha, ao lado, claro, da comunicação. 


A análise do retorno das campanhas também é fundamental. Aliás, essa recomendação é sempre válida, para qualquer campanha. Não é porque você fez um baixo investimento que vale abrir mão do monitoramento. Se fez uma newsletter, vale saber quantas pessoas abriram o documento. Idem com campanhas patrocinadas nas redes sociais. Assim, o que não foi tão bem em uma campanha pode ser melhorado numa próxima vez.


A Anima Brasilis pode ajudá-lo a pensar cada uma das etapas de sua campanha, desde a estratégia até a produção de conteúdo para sites, perfis em redes sociais, produção de materiais especiais como folders, eventos para jornalistas etc. Aproveite que o ano está apenas começando e comece a planejar suas campanhas. Estamos aqui se precisar de uma ajuda!