Conheça a marca que incentiva seus clientes a não comprar


Em um momento em que o mundo discute as mudanças climáticas e os empresários brasileiros buscam soluções para resistir à crise, decidimos falar sobre uma empresa inspiradora que talvez alguns não conheçam: a Patagonia.


A Patagonia é uma marca californiana de roupas para a prática de esportes em contato direto com a natureza, como escalada e surf. Seus produtos são de excelente qualidade e bastante duráveis. Poderia ser apenas mais uma marca entre tantas que fabricam os mesmos produtos... mas não é!


Desde sua fundação, nos anos 1970, a Patagonia tem uma sincera preocupação com a preservação do meio ambiente. A empresa utiliza polyester reciclado, algodão orgânico, doa 1% dos lucros a Organizações Não-Governamentais e incentiva os consumidores a comprar somente aquilo que precisam. A marca oferece, inclusive, um serviço de conserto das peças e a reciclagem das roupas que já esgotaram sua vida útil.


Mesmo com essa filosofia, a Patagonia cresce ano a ano (de maneira também sustentável). A base para esse crescimento é o relacionamento de longo prazo criado com os consumidores que compartilham do mesmo desejo de reduzir seus impactos no meio ambiente. É o sentimento de pertencimento que transforma o consumidor em admirador. E isso vale muito.