Como usar as redes sociais a favor do seu negócio?


  Social Media Quem tem um perfil nas redes sociais deve ter visto, pelo menos uma vez nos últimos dias, alguém comentando sobre o caso de uma cliente do bar Quitandinha, na vila Madalena, que narrou ter sofrido um assédio no estabelecimento. O episódio, que ganhou repercussão nas redes sociais e nos meios de comunicação, já se tornou um caso "clássico" de como (não) gerenciar uma crise nas redes sociais.


Sem entrar no mérito do que ocorreu no bar, o que nos interessa é reiterar o quanto as redes sociais podem fazer pela reputação de uma empresa, seja ela pequena ou grande. Por isso, vale destacar algumas práticas essenciais para quem quer evitar se ver envolvido em um escândalo ou, melhor ainda, usar as redes sociais a favor dos seus negócios. Para isso vamos publicar duas listas, Faça e Não Faça.


Faça:


- Planejamento: reflita sobre o perfil do seu público, como pretende atingi-lo e seu objetivo com as redes sociais;


- Ações especiais em datas comemorativas:  dia das mães, pais, namorados etc.  são excelentes oportunidades  para  promover produtos e serviços, que representem, de fato, uma vantagem para seu cliente, e não sejam uma mera propaganda;


- Conteúdo relevante: em vez de ficar enchendo a timeline dos seus seguidores de propagandas, publique algo que seja útil. Por exemplo, se você vende acessórios para o cabelo, publique um pequeno vídeo ensinando como fazer vários penteados usando os itens da última coleção;


- Não imponha suas ideias, convide o seu seguidor para participar: fazer propaganda do novo cardápio geralmente produz muito menos engajamento do que se você convidar seus clientes a votarem no prato que querem que entre no cardápio;


- Tire proveito de um assunto do momento: acompanhe o que se passa ao seu redor e compartilhe com seu público, se possível, de forma bem humorada. Por exemplo, se todos estão comentando como será o último capítulo da novela, você pode chamar seus clientes para assistir, em seu bar, café ou restaurante, o desfecho da trama e até oferecer uma sobremesa para quem adivinhar qual será o final do vilão da história. 


Curioso para saber o que não se deve fazer? Cadastre-se em nosso mailing para não perder o próximo post!


*Este texto é um resumo de nossa apresentação na Feira do Empreendedor do Sebrae, realizada em 20 de fevereiro de 2016.