Cinco lições sobre redes sociais para pequenas empresas


redes sociais Mais da metade dos brasileiros utiliza redes sociais. A grande maioria dos pequenos empresários já percebeu que Facebook, Twitter e Instagram, para citar as mais populares por aqui, têm um potencial enorme de conectá-los com seu público, e criaram as páginas das suas empresas. Mas estão realmente se beneficiando disso?


As redes sociais são uma via de mão dupla da comunicação. A empresa fala, mas tem de ouvir. Para ser ouvida, tem de falar não apenas o que lhe interessa, mas o que interessa ao seu potencial cliente. Então, aqui vai a lição número 1: é preciso interagir com seu seguidor, responder suas perguntas, e publicar conteúdo interessante relacionado ao seu negócio. Fazer só propaganda não vale.

A lição número 2 é sobre frequência. Com que frequência você publica na página da sua empresa? Uma vez por mês é muito pouco. Crie uma rotina, estabeleça um calendário de posts.


Os posts nos levam ao ponto 3: a qualidade. Textos bem escritos, objetivos, com mensagem clara e imagens atraentes. Há bancos de imagens gratuitas na internet (veja a nossa!) e ferramentas para criação de arte que requerem pouco investimento. Mas invista também em boas fotos dos seus próprios produtos!


Lição 4: acompanhe os resultados das suas redes sociais. O Facebook oferece relatórios bem completos e as principais informações são apresentadas de forma simples. Avalie que posts tiveram melhor desempenho, em que horários seu público interage mais e qual o perfil do seu seguidor. Você pode ter algumas surpresas!


Última lição, e não menos importante: trate as redes sociais como parte de sua estratégia de negócio. Elas possibilitam que você amplie o reconhecimento da sua marca, interaja com seus clientes e conquiste novos. Se você enxergá-las apenas como um “mal necessário”, não haverá benefício algum.