A diferença entre logo e identidade


 identidadeToda marca possui um logo, ainda que simples. Este logo é reproduzido em cartões de visita, papel timbrado, assinaturas de e-mail e etc. Para muitos, a identidade da marca é isso.


Mas identidade vai muito além. Ao criar uma marca, o empresário deve ser capaz de responder por que ela existe, qual sua personalidade, seus valores, o que a diferencia da concorrência. Todas as suas ações e produtos devem ser coerentes com a identidade.


Um trabalho de construção de identidade envolve ainda as tipologias utilizadas, paletas de cores, a linguagem e até o cheiro, em certos casos. Existem agências especializadas somente em criação de identidade de marcas.


Marcas que constroem bem sua identidade são facilmente reconhecidas pelos consumidores. A Ferrari é símbolo de velocidade, luxo e poder. A Apple, de inovação e design. Pense em uma empresa de cosméticos sustentável e que respeita o meio ambiente. Posso apostar que pensou na Natura.

É importante que o pequeno empresário esteja atento às formas como sua marca vem sendo comunicada. Site, redes sociais, folhetos: todos devem ser coerentes, trazer a mesma mensagem. Se você não faz isso, está perdendo a chance de que sua marca seja lembrada e reconhecida por seus clientes. E isso significa perder dinheiro.